II Congresso de Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo

Apresentação

No âmbito do Mestrado em “Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo” realizar-se-á nos dias 29 e 30 de setembro de 2023, o Congresso Internacional: “A visão de Prometeu: da inovação à transformação social”

Prometeu, é conhecido por ter roubado o fogo dos deuses e dado aos mortais, trazendo luz e progresso para a humanidade. É considerado um símbolo da inovação e do progresso tecnológico. É nesta metáfora que a inovação social surge como uma oportunidade de transformação da sociedade contemporânea.

Este Congresso integra um conjunto de especialistas e ativistas para a reflexão e discussão sobre a importância da inovação social, quer no processo atual de transição ecológica, quer ainda nos processos de integração e intervenção com comunidades periféricas. Incluirá duas sessões de palestras por especialistas académicos e interventores políticos e sociais, oficinas práticas, rondas de conversa com empreendedores sociais e apresentação de projetos. Desenvolve, ainda, uma colaboração com o projeto de inclusão pela arte, Saco da Baixa, que permitirá aos participantes personalizarem os seus sacos do Congresso.

A participação é gratuita, mas a inscrição obrigatória. Inscrições encerradas.


Programa Geral

29 de setembro, sexta-feira
13.30Receção dos/as participantes
14.00Abertura solene
* Maria Paula Paixão, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
* Álvaro Garrido, Diretor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
* Cristina Albuquerque, Vice-Reitora do Ensino e Atratividade
14.30Inovação Social, Políticas Públicas e Transição Ecológica
Moderação: Sílvia Ferreira
* Inovação Transformadora e Transição Ecológica , Flor Avelino (Utrecht University)
* A Inovação Social e os Objetivos do Desenvolvimenot Sustentável, Jorge Cunha (Universidade do Minho)
* Políticas de Inovação Social em Portugal, Filipe Almeida (Portugal – Inovação Social)
16.00Pausa para café
16.30Oficinas paralelas
I) Círculos Restaurativos para a Construção de Comunidades de Bem-Estar, mediada por Isabel Oliveira
II) Quantos Planetas é preciso para Viver?, mediada por EXO: Denner Déda
18.30Pausa para café
18.45Ronda de conversa com projetos de intervenção e inovação
Moderação: Miguel Almeida (Coopérnico, crl)
* Just a Change (Maria Pires Coelho)
* Cooletiva (Joana Pires Araújo)
* Jambujal360 (Mário Linhares)
30 de setembro, sábado
9.00Receção dos/as participantes
Oficinas paralelas
III) Metodologias participativas de intervenção pela arte, mediada por Cláudia Pato de Carvalho
IV) Modelos de negócio para empreendedorismo social, mediada por Luís Silva (UCBusiness) e Ana Rita Querido (Student Hub)
11.15Pausa para café
11.30Intervenção e transformação social
Moderadora: Clara Cruz Santos (FPCEUC)
* Comunidades Invisíveis, António Brito Guterres (ISCTE)
* Políticas públicas para a Intervenção e Transformação Social, Inês Amaro (Instituto da Segurança Social, IP)
13.00Almoço
14.00Ronda de conversa com empreendedores sociais
Moderadora: Tânia Covas (Universidade de Coimbra)
* Miguel Almeida (Estação Cooperativa, CRL)
* Joana Moreira (Transformers)
* Liliana Simões (Microninho)
16.00Pausa para café
16.30Encerramento
The Future of Social Innovation, Lars Hulgaard (Roskilde University e University of Southeast Norway)
Resumo dos trabalhos e Conclusões, Cristina Parente (Instituto de Sociologia do Porto/FLUP)

Oficinas

sexta-feira, 29 de setembrosábado, 30 de setembro
I) Círculos Restaurativos para a Construção de Comunidades de Bem-Estar
Se quisermos pensar numa escola inclusiva, tolerante com as diferenças, responsável pela resolução dos seus problemas, promotora de uma cidadania ativa, é urgente introduzir no seu seio meios de gestão e resolução de problemas que humanizem as pessoas e as cuidem, sem deixar de promover a defesa dos valores da comunidade e da reparação efetiva dos danos. Neste Workshop vamos abordar a metodologia do Círculo de uma perspetiva de Justiça Restaurativa, e de aprender fazendo.
III) Metodologias participativas de intervenção pela arte
Esta oficina é um espaço de experimentação coletiva entre os participantes, tendo em conta os diferentes setores organizacionais e institucionais a que pertencem. O objetivo é envolvê-los num processo de reflexão, desenho e criação conjunta de um mini projeto cultural e/ou artístico para um determinado local, instituição, território, contexto social ou comunidade. Os participantes são convidados a trabalhar em grupos e a escolher um contexto social ou territorial concreto, refletir conjuntamente sobre os seus problemas e necessidades, e desenhar conjuntamente uma estrutura base para um projeto cultural e/ou artístico de intervenção. Este desenho conjunto é feito através da exploração das possíveis articulações entre metodologias das ciências sociais e humanas e metodologias artísticas e criativas
II) Quantos Planetas é preciso para Viver?
No workshop ‘Quantos planetas preciso para viver’, vamos explorar as bases do impacto humano no meio ambiente com o objetivo de promover uma compreensão mais profunda de nossa pegada ecológica. Usando a metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), exploraremos como nossas ações e escolhas diárias afetam os recursos naturais e o equilíbrio ecológico do nosso planeta. Em seguida, mergulharemos nos recursos fornecidos pela Global Footprint Network para calcularmos coletivamente nossa pegada ecológica individual. Essa atividade interativa nos ajudará a visualizar o impacto ambiental do nosso estilo de vida e a refletir sobre possíveis ações para reduzi-lo. Preparem-se para uma jornada esclarecedora e inspiradora, em que vamos descobrir como podemos viver de maneira mais sustentável e garantir um futuro melhor para as gerações futuras.
IV) Modelos de negócio para empreendedorismo social
Serão desenvolvidos conteúdos sobre o desenho de ideias de inovação social para a construção de projetos de impacto; serão apresentadas diferentes estratégias e metodologias de avaliação de impacto e medição de benefícios dos projetos de inovação social; apresentar-se-ão alguns exemplos / boas práticas de projetos e linhas de financiamento usualmente dedicadas ao financiamento de projetos de inovação social.

Saco do Congresso

Durante o Congresso, os/as participantes terão a oportunidade de personalizar os seus sacos do congresso através de uma oficina permanente que será facilitada pelas participantes do Saco da Baixa.

Saco da Baixa é uma oficina onde mulheres com +55 anos participam em processos de criação
artística colaborativos, com base na troca de conhecimentos com jovens artistas e designers
convidados. É um lugar onde nascem objetos artísticos que resultam do cruzamento entre
experiências de vida e sensibilidades estéticas diversas, do diálogo entre diferentes gerações, do
recurso a tecnologias ancestrais e contemporâneas, e que nunca prescindem do tempo lento
necessário ao pensamento criativo, ao labor manual e à construção de sentidos de pertença e
comunidade.

Saco da Baixa é um projeto da Associação Há Baixa, apoiado pelo programa Partis & Arts For
Change, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação La Caixa.

O coletivo Há Baixa baseia a sua ação na prática artística enquanto ferramenta de cidadania ativa e
processo de transformação pessoal e social. Procura o encontro entre a Cidade e a Universidade
através de projetos multidisciplinares, com base na partilha horizontal de conhecimentos, do
pensamento sobre a cidade e o seu espaço público como lugar de aprendizagem informal.

Elementos da comissão organizadora e as participantes do Saco da Baixa realizaram uma oficina de co-design dos sacos do congresso.

Comissão Científica

  • Alcides A. Monteiro. Professor Associado com Agregação na Universidade de Beira Interior, investigador do CIES-ISCTE – Centro de Investigação e Estudos de Sociologia. Diretor do Mestrado em Empreendedorismo e Inovação Social. possui doutoramento e agregação em Sociologia. As suas áreas de investigação incluem: Desenvolvimento Local e Regional; Associativismo e Voluntariado; Educação de adultos e Aprendizagem ao Longo da Vida; Economia Social / Empreendedorismo Social / Inovação Social; Investigação-Acção e Metodologias participadas de intervenção; Metodologias de avaliação.
  • Carla Nogueira. Assistente Convidada na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, doutorada em Sociologia pela Universidade do Algarve. A sua investigação em instituições como Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações (UA) e Centro de Estudos Sociais (UC) centra-se no desenvolvimento regional, economia do mar, especialização inteligente, inovação, inovação social, sustentabilidade, desenvolvimento sustentável e comunidades intencionais sustentáveis.
  • Carlos Azevedo. Presidente da Direção e Diretor Executivo do IES-Social Business School. É fundador e ex-Presidente da Direção da ESLIDER-Portugal e da ECULID-NETWORK. Com formação em Economia pela Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto, é professor de empreendedorismo social no INSEAD em Fontainebleau. É Investigador associado do INSEAD e investigador júnior na Universidade Católica Portuguesa.
  • Helena Neves Almeida. Foi Professora Auxiliar da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, e coordenadora do Mestrado em Serviço Social e do Programa Interuniversitário de Doutoramento em Serviço Social. É consultora Sénior em Trabalho Social, Mediação Social e Intervenção Social, e investigadora no Instituto de Psicologia Cognitiva e Desenvolvimento Vocacional e Social, fazendo parte da direção do Observatório da Cidadania e Intervenção Social (FPCEUC).
  • Joana Guerra. Doutorada em Serviço Social, é Professora Auxiliar Convidada na FPCEUC. A sua produção científica incide sobre Estado e Profissões; Serviço Nacional de Saúde; Corporativização hospitalar; Territórios educativos de intervenção prioritária; Intervenção escolar; Qualidade de vida; Envelhecimento; Atividade física; Competências digitais; Cuidador informal.
  • Madalena Duarte.  Doutorada em Sociologia e Professora Auxiliar da FEUC. É Sub-diretora do Ensino Pós-Graduado e Formação Avançada da FEUC e co-coordenadora do Programa de Doutoramento em Estudos Feministas FLUC/CES. É Investigadora do Centro de Estudos Sociais. As suas áreas de investigação incluem a sociologia do direito, os estudos feministas, a violência de género, o tráfico de pessoas e os movimentos sociais.
  • José Carlos Mota. Professor Auxiliar no Departamento de Ciências Sociais, Políticas e Territoriais da Universidade de Aveiro. É diretor do Mestrado em Planeamento Urbano e Regional, é coordenador do projeto U-bike da UA. Possui doutoramento em Participação em Planeamento Espacial. É membro do grupo de investigação sobre Políticas Públicas, Instituições e Inovação da unidade de investigação GOVCOPP. Está envolvido em projetos de planeamento colaborativo, promoção da mobilidade sustentável e inovação social.
  • Pedro Hespanha. Sociólogo. Professor Jubilado da FEUC e Membro Fundador do Centro de Estudos Sociais. Foi co-fundador do MISIE. Coordena desde 2008 o Grupo de Estudos sobre Economia Solidária (ECOSOL/CES). Tem investigado nas áreas dos estudos rurais, políticas sociais, sociologia da medicina, pobreza e exclusão social, experiências e estratégias de emprego e desemprego.
  • Rogério Roque Amaro. Professor Associado no ISCTE, no Departamento de Economia. Coordena os mestrados de “Desenvolvimento, Diversidades Locais e Desafios Mundiais” e “Economia Social e Solidária”. Membro fundador da Rede Portuguesa de Economia Solidária (RedPES) e Presidente do Conselho Científico e sócio fundador do Centro de Estudos de Economia Solidária do Atlântico em Ponta Delgada.
  • Sara Melo. Doutorada em Sociologia, Professora Auxiliar no Instituto Superior de Serviço Social do Porto, presidente do Conselho de Administração da Cooperativa de Ensino Superior de Serviço Social, CRL. Atua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Sociologia, Ciências Médicas e da Saúde com ênfase em Medicina Clínica com ênfase em Geriatria e Gerontologia.

Comissão organizadora

  • Beatriz Fernandes
  • Helena Reis
  • Carolina Queirós
  • Catarina Parruca
  • Clara Cruz Santos
  • Felippe Vaz
  • Inês Dias
  • Inês Durão 
  • Inês Madeira
  • João Falcão Neto
  • Olga Rodrigues
  • Sara Malta
  • Sara Baldaia 
  • Sara Pacheco
  • Sílvia Ferreira
  • Sónia Guadalupe

Participantes

Palestras

Flor Avelino (Utrecht University)

Flor Avelino é professora titular de Organizações e Sustentabilidade no Instituto Copernicus de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Utrecht. É formada em ciência política, com especialização em teorias do poder.

Investiga a forma como a inovação social e as redes translocais podem contribuir para uma mudança justa e sustentável.

Tem trabalhos científicos referentes a transições de sustentabilidade e inovação social transformadora desde 2005. Publicou recentemente “A typology for unpacking the diversity of social innovation in energy transitions (Energy Research and Social Science) e Towards a theory of transformative social innovation: A relational framework and 12 propositions. (Research Policy), entre outros.

Jorge Cunha (Universidade do Minho)

Jorge Cunha é Professor Associado no Departamento de Produção e Sistemas da Escola de Engenharia da Universidade do Minho. É também Investigador Sénior do Centro de Investigação ALGORITMI, unidade de investigação da Escola de Engenharia da Universidade do Minho. É doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas (2005, Universidade do Minho), mestre em Economia Financeira (1999, Universidade de Coimbra) e licenciado em Economia (1996, Universidade de Coimbra).

Os seus interesses de pesquisa estão relacionados com a inovação social, decisões estratégicas de investimento, estudos de impacto económico e economia de energia. Participou como investigador em vários projetos de investigação nacionais e internacionais sobre o impacto económico das instituições de ensino superior, sustentabilidade industrial e fatores de atratividade, planeamento energético e processo de inovação social.

Filipe Almeida (Portugal – Inovação Social)

Filipe Almeida é Presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social, a entidade coordenadora da iniciativa pública Portugal Inovação Social, programa público pioneiro que visa promover a inovação social e dinamizar o investimento de impacto em Portugal.

Professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigador do CES. Doutor em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (Rio de Janeiro, Brasil) e doutor em Gestão de Empresas pela FEUC. É autor e coautor de artigos e de livros nos campos da ética e do comportamento humano.

António Brito Guterres (ISCTE)

É investigador no Dinâmia-Cet ISCTE – IUL. Assistente Social com pós-graduação em Estudos Urbanos e doutorando na mesma área temática. Também tem formação em foresight pela School of International Futures.

Entre vários estudos, foi um dos autores das “Estratégias para a Cultura da Cidade de Lisboa”. Nos últimos dez anos foi quadro da Fundação Aga Khan Portugal, coordenando projetos territoriais, de desenvolvimento local, de expressão artística e cultural, onde foi diretor do programa de sociedade civil e do programa de desenvolvimento comunitário urbano “K´cidade”.

Inês Amaro (Instituto da Segurança Social, IP)

Maria Inês Amaro é doutorada em Serviço Social, pela Universidade Católica Portuguesa; mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação, pelo ISCTE, e licenciada em Serviço Social, pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa.

Professora na licenciatura, mestrado e doutoramento em Serviço Social do ISCTE-IUL e investigadora integrada do CIES. Tem interesses de investigação nas áreas da teoria e prática do Serviço Social, da Sociedade e Tecnologia e da Exclusão Social e Trabalho. Consultora na área do planeamento social e avaliação.

É Diretora do Instituto de Desenvolvimento Social do Instituto da Segurança Social, IP.

Moderadoras

Sílvia Ferreira (FEUC)

Sílvia Ferreira é professora auxiliar em Sociologia, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, investigadora do Centro de Estudos Sociais. É co-coordenadora do programa de Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo. É doutorada em Sociologia pela Universidade de Lancaster (RU). É membro da direção da EMES – International Research Network.

A sua investigação tem focado a reforma da segurança social, o terceiro sector e as políticas sociais, empreendedorismo social e inovação social na economia social e solidária, empresas sociais, voluntariado e a governação através de parcerias locais Estado/terceiro sector.

Clara Cruz Santos (FPCEUC)

Clara Cruz Santos é doutorada em Serviço Social pela Universidade Católica Portuguesa e exerce as funções de Professora Auxiliar na FPCEUC. É Coordenadora do Mestrado em Serviço Social e foi, até recentemente co-coordenadora do Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo. É Coordenadora do Observatório de Intervenção Social e Cidadania da FPCEUC. As suas áreas de investigação incluem: Merecimento Social e Discricionariedade na Tomada de Decisão Profissional, Identidade Profissional e Social do Serviço Social; Sistema de Proteção Social , Serviço Social Critico e Refúgio e Migração. Dentro destes temas tem publicados artigos nacionais e internacionais, bem como capítulos de Livros e Livros. Tem participado ativamente em projetos europeus e internacionais como Investigadora Responsável e/ou membro de Investigação com recurso a financiamento competitivo.

Facilitadores/as das Oficinas

Isabel Oliveira

Isabel Oliveira, pessoa, mulher. Acredito no diálogo e apaixonei-me pelo meu trabalho. Quem sou continua a ser um projeto de transformação no contato com o outro. 

A Mediação de Conflitos, essencialmente nas áreas familiar e escolar, permitiu-me e permite-me, a cada dia, reaprender-me e descobrir-me no outro e com o outro.

As histórias da minha vida são as histórias de quem por ela passa e deixa uma marca, por vezes indelével, de um diálogo transformador. Descobri assim, o poder do diálogo e da vulnerabilidade do diálogo que permite a transformação e a criação de novas ideias, de novas perceções, de novas histórias.

E, pelo caminho, o percurso foi derivando. Aprendi novas técnicas: de comunicação, de gestão emocional, PNL, coaching, mediação. E descobri que, por muitas técnicas que aprenda, por muitas competências que desenvolva, há uma aprendizagem contínua que nos transforma: ser pessoa.

Denner Déda (EXO)

Doutorando em Engenharia do Ambiente e Mestre em Processos, Ambiente e Energia, é pesquisador e especialista em sustentabilidade, possui formação em ciência, tecnologia e empreendedorismo. Com foco em economia circular e gestão de carbono, trabalhou em projetos de sustentabilidade para a Universidade de Coimbra, desenvolvendo diretrizes de relatórios ESG e realizando análises de ciclo de vida. Atualmente, estuda e fornece diagnósticos ambientais precisos e direcionamentos para reduzir impactos e aumentar efeitos sociais e econômicos.

Com múltiplos estágios, publicações, participações em projetos internacionais, eventos e em conferências, é um inovador social com foco na sustentabilidade na academia e além.

Cláudia Pato de Carvalho (Centro de Estudos Sociais)

Cláudia Pato Carvalho é investigadora no Centro de Estudos Sociais (UC) e professora auxiliar convidada da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Completou o doutoramento em Sociologia, com especialização em Sociologia da Cultura, Conhecimento e Comunicação, na FEUC em colaboração com o Center for Reflective Community Practice, agora Community Innovators Lab.

Desenvolve projetos de investigação nas áreas da participação comunitária, mapeamento cultural, cocriação comunitária e intervenção urbana. Coordena academicamente o projeto REDE ARTÉRIA. Integra a equipa CES do projeto IN-SITU Entre 2010 e 2018, desenvolveu no contexto do Serviço educativo do Teatrão, uma rede europeia no campo da educação artística em contextos de exclusão social, com vários projetos aprovados no âmbito do Programa Juventude em Ação e ERASMUS+. 

Luís Silva (UC Business)

Luís Saraiva Silva é Mestre em Administração Público-Privada e atualmente aluno de Doutoramento em Governação Conhecimento e Inovação na FEUC. É gestor de inovação no Gabinete de Transferência de Conhecimento da Universidade de Coimbra, denominado projeto especial UC Business, responsável pela gestão, valorização e transferência de conhecimento da Universidade de Coimbra nas áreas do Digital, Indústria e Espaço. Esteve ligado a vários projetos e iniciativas de inovação social dos quais se podem destacar a candidatura, consolidação e apoio na implementação do Centro de Apoio à Vida Independente. Em termos associativos, de participação cívica e voluntariado da Direção de uma IPSS, foi membro de uma associação juvenil filarmónica, membro da AIESEC, líder de uma estrutura concelhia de juventude partidária e presidente de Núcleo de Estudantes. Foi ainda membro da Assembleia da FDUC e Conselheiro Geral da Universidade de Coimbra.

Ana Rita Querido (Student Hub)

Ana Rita Querido é coordenadora do Student Hub. Possui Licenciatura em Gestão e Mestrado em Energia para a Sustentabilidade, com a especialização em Sistemas de Energia e Políticas de Energia pela FCTUC. Foi gestora de inovação na UC Business, com enfoque nas áreas da saúde, recursos naturais, agricultura e ambiente, industria digital e espacial.

Foi membro do Conselho Geral da Universidade de Coimbra, presidente Núcleo de Estudantes de Gestão da Associação Académica de Coimbra e embaixadora na Académica Start UC.

Empreendedor/as Sociais

Joana Moreira (Movimento Transformers)

Considerada pela Ashoka (maior rede mundial de líderes sociais) como uma das melhores
Empreendedoras Sociais do mundo e nomeada pela Comissão Europeia como uma das TOP 100 Women in Social Enterprise, é Diretora Executiva do Movimento Transformers, co-fundadora da MAD Panda (uma plataforma de apoio a nonprofits focadas na causa animal e na sustentabilidade ambiental) e consultora de inovação social e impacto. Apaixonada por resolver problemas sistémicos, acredita que a educação e os jovens são o motor para a transformação social.

Possui Mestrado Integrado em Psicologia Clínica e da Saúde, Pós-Graduação em Gestão de Marketing e MBA – Management, Business and Economics e cursos em empreendedorismo social do INSEAD Social Entrepreneurship Programme.

O MOVIMENTO TRANSFORMERS é uma uma startup com 11 anos que está a potenciar o envolvimento cívico e social jovem em Portugal, através da consciêncialização, voluntariado e associativismo.

Miguel Almeida (Estação Cooperativa, crl)

Miguel Almeida é Licenciado em Economia, possui uma Pós-Graduação em E-Business.  É atualmente membro da direção da Coopérnico – Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável, crl. É membro da Cooperativa Integral Minga, tendo pertencido aos seus órgãos sociais, membro do conselho fiscal da FESCOOP – Cooperativa para o Desenvolvimento das Finanças Éticas e Solidárias, e membro da cooperativa Biovilla – Desenvolvimento Sustentável. É docente no MISIE. é Licenciado em Economia, possui uma Pós-Graduação em E-Business. Anteriormente trabalhou em várias entidades privadas em consultadoria para a gestão e o desenvolvimento, nomeadamente no sector da energia e no sector financeiro.

Constituída a 23 de Junho de 2021, a ESTAÇÃO COOPERATIVA é uma cooperativa cultural e de serviços que tem sede na aldeia de Casa Branca, concelho de Montemor-o-Novo. Pretende contribuir para a regeneração integrada de Casa Branca através do envolvimento da sua população e do reconhecimento do património público abandonado como um bem comum que deve ser devolvido ao uso e gestão comunitários.

Liliana Simões (Microninho)

Liliana Simões é secretária-geral da ADSCCL – Associação de Desenvolvimento Social e Cultural dos Cinco Lugares e criadora do Microninho – Incubadora Social, projeto que nasce da sua dissertação de mestrado.

Possui Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo e Licenciatura em Sociologia.

A MICRONINHO– Incubadora Social é uma incubadora de microempreendedorismo de pessoas em situação de vulnerabilidade e incubadora de inovação social nos territórios. A Incubadora foi criada, em 2012, no âmbito de uma dissertação de mestrado. Foi premiada no concurso EDP Solidária, em 2013. Com o apoio da Iniciativa Portugal – Inovação Social tem disseminado o modelo para os territórios da região Centro como Penela, Condeixa-a-Nova, Poiares e Figueira da Foz

Moderadora

Tânia Covas (Universidade de Coimbra)

Licenciada em Comunicação Social, com especialização em Propaganda e Marketing, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM de São Paulo e Mestre em Gestão Pública, pela Universidade de Aveiro. Possui um MBA em Gestão Estratégica da Informação e do Conhecimento pela UNA, UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais e Ohio University e com uma especialização avançada em Inovação e Empreendedorismo, pelo Babson College, de Boston (EUA).

Possui vasta experiência profissional como gestora de Comunicação, Marketing e Internacionalização do Programa Inov C – Ecossistema de Inovação da Região Centro de Portugal e gestora de Inovação da Universidade de Coimbra, tendo chefiado a Divisão de Empreendedorismo e Atividades Económicas. Possui ainda experiência na área de Marketing e de Assessoria no Brasil e em Itália. Atualmente é acessora do Reitor da Universidade de Coimbra.

Projetos

Jambujal360 (Mário Linhares)

Jambujal360 é um projeto da associação ad Gentes que decorre no Bairro do Zambujal, Amadora. Assenta em três eixos: promoção do comércio local, educação pela saúde e educação pela arte. Pretende criar o o primeiro bairro social do mundo embaixador dos ODS.

Mário Linhares é sócio-fundador e presidente da ad Gentes. Possui Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e é doutorando em Belas Artes, especialização de Desenho. É assistente convidado na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Possui uma longa experiência de voluntariado nacional e internacional, tendo sido Fundador e Presidente dos Urban Sketchers Portugal.

Just a Change (Maria Pires Coelho)

Com o lema “Reabilitamos casas, reconstruimos vidas”, Just a Change é uma associação não lucrativa que reabilita habitações através da mobilização de voluntários/as. Criada em 2010, realizou mais de 450 intervenções, em casas de família e instituições sociais, por todo o país e mobilizou mais de 7000 voluntários/as.

Maria Pires Coelho é coordenadora da Just a Change. É estudante de doutoramento em Ciências da Saúde, com especialidade em Ciências Biomédicas. Possui licenciatura em Psicologia e mestrado em Neuropsicologia. Tem desenvolvido inúmeras atividades. Além do voluntariado na Just a Change, tem desenvolvido atividades profissionais e voluntariado na área do desporto e apoio a crianças.

Coimbra Cooletiva (Joana Pires Araújo)

A Coimbra Cooletiva é um orgão de comunicação social independente, criado em 2018, financiado através de contribuições financeiras feitas pelos seus apoiantes e incentivos de apoio ao emprego do IEFP. Além da divulgação do que acontece em Coimbra, tem como foco a cobertura de soluções e o apelo à participação cidadã, numa perspetiva de de mobilizar e envolver as pessoas na construção de uma sociedade mais justa, mais inclusiva, mais amiga do ambiente

Joana Pires Araújo é cofundadora da Coimbra Cooletiva. Licenciada em direito, desenvolveu o seu percurso profissional percurso profissional na área do direito europeu e da concorrência. Trabalhou na Comissão Europeia, na Vieira de Almeida & Associados e no Parlamento Europeu, até decidir mudar de rumo e fundar a Coimbra Cooletiva.

Moderador

Miguel Almeida

Miguel Almeida é Licenciado em Economia, possui uma Pós-Graduação em E-Business.  É atualmente membro da direção da Coopérnico – Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável, crl. É membro da Cooperativa Integral Minga, tendo pertencido aos seus órgãos sociais, membro do conselho fiscal da FESCOOP – Cooperativa para o Desenvolvimento das Finanças Éticas e Solidárias, e membro da cooperativa Biovilla – Desenvolvimento Sustentável. É docente no MISIE. é Licenciado em Economia, possui uma Pós-Graduação em E-Business.

Anteriormente trabalhou em várias entidades privadas em consultadoria para a gestão e o desenvolvimento, nomeadamente no sector da energia e no sector financeiro.

Abertura

Maria Paula Paixão, Diretora da FPCEUC

É Professora Associada na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e diretora desta Faculdade.

Concluiu o Doutoramento em Psicologia pela Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação.

É investigadora da unidade integrada de I&D “Centro Cognitivo e Comportamental de Investigação e Intervenção”, da Universidade de Coimbra, no grupo de Investigação ” Processos Cognitivos e Comportamentais e Mudança”: Saúde e na Universidade de Coimbra”. A sua investigação e produção científica incide sobre Aconselhamento, Avaliação psicológica, Teste psicológico, Motivação, Teoria da autodeterminação, Psicologia motivacional, Autoeficácia, Psicologia transcultural, Avaliação da personalidade, Desenvolvimento profissional, Apoio social,Bem-estar psicológico e Cognição social. É membro da Unitwin international network – “Life Designing Interventions (counseling, guidance, education) for decent work and sustainable development”.

É membro da Assembleia Geral da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Álvaro Garrido, Diretor da FEUC

É professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) e seu atual Diretor.

É doutorado em História Económica, com especialização em Especialização em Estruturas Sociais da Economia e História Económica e possui agregação em História Económica e Social, pela FEUC. É investigador inte­grado do Centro de Estudos Interdisciplinares da UC (CEIS20).

Tem uma vasta obra publicada sobre temas de história da economia e das instituições, com contributos internacionais na história das pescas marítimas, história dos corporativismos e da economia social. As suas publicações encontram-se reunidas em livros, artigos científicos e capítulos de livros e textos de catálogos.

Entre outros, foi premiado com o Prémio Cooperação e Solidariedade – António Sérgio, da CASES, pelo livro “Mútua dos Pescadores – Biografia de uma Seguradora da Economia Social”, na categoria “Estudos e Investigação” e o Prémio António Dornelas do Ministério do Trabalho e Solidariedade, edição de 2019 – Livro “A Economia Social em Movimento Uma História das Organizações”

Foi diretor do Museu Marítimo de Ílhavo, em regime de acumulação de funções com a Universidade de Coimbra, entre 2003 e 2009, e Autor do Projeto do Museu das Pescas e do Mar de Olhão. Recentemente foi Comissário Científico Científico da Exposição “Primaveras Estudantis” – Estrutura de Missão para as Comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

Cristina Albuquerque, Vice-Reitora do Ensino e Atratividade

Doutorada pela Faculdade de Letras da Universidade de Fribourg (Suiça) e pós-doutorada em Filosofia Social e Política pela Universidade Paris Descartes, Sorbonne Cité. Professora associada da FPCEUC, onde tem lecionado e investigado nos domínios de políticas públicas, ética, direitos humanos e empreendedorismo. Foi co-fundadora e co-coordenadora do Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo.

Durante 4 anos ocupou o cargo de Subdiretora da FPCEUC, para as áreas da Comunicação, Relações Externas, Pedagogia e Assuntos Académicos. Em 2018 foi nomeada Provedora do Estudante da Universidade de Coimbra.

É investigadora do Centro de Estudos Interdisciplinares da UC (CEIS20), onde coordena o Observatório Luso-Brasileiro de Desigualdades e Políticas Públicas. É ainda membro de diversas redes internacionais, nomeadamente a European Network for Social Policy Analysis e a Rede Internacional e Interdisciplinar sobre as Desigualdades. É investigadora associada de diversos centros de investigação, nacionais e internacionais, em particular do Laboratório Philosophie, Épistémologie et Politique (PhiléPol), da Universidade Paris Descartes. 

Entre 2019 e 2023 foi Vice-Reitora da Universidade de Coimbra com o pelouro dos Assuntos Académicos e Atratividade de Estudantes Pré-Graduados.

Encerramento

Cristina Parente (Universidade do Porto)

Professora Associada com Agregação ao Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Investigadora Integrada do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto.

Doutorada e licenciada em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Mestre em Política e Gestão de Recursos Humanos pelo Instituto de Ciências do Trabalho e da Empresa, Instituto Universitário de Lisboa. Pós-Doutorada em Administração, área científica do Empreendedorismo Social pela Faculdade de Ciências Económicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Co-fundadora e cocoordenadora da Secção Temática Sociedade civil, Economias Alternativas e Voluntariado, da Associação Portuguesa de Sociologia.

Tem privilegiado a investigação-ação em projetos relacionados com a economia social e solidária, agroecologia, empreendedorismo, gestão de pessoas, sociologia do trabalho e das organizações, bem como avaliação de programas e políticas.

Lars Hulgård (Roskilde University e University of Southeast Norway)

Lars Hulgård é professor catedrático da Roskilde University, Dinamarca e da University of Southeast Norway e professor visitante no Tata Institute of Social Sciences, Mumbai, India.

Formado em Sociologia e em Administração pública, foi co-fundador e diretor do Centre for Social Entrepreneurship e do Mestrado em Social Science in Social Entrepreneurship and Management na Universidade de Roskilde. Foi co-fundador da rede EMES – International Research Network, e seu diretor entre 2010 e 2016. Foi diretor do grupo de pesquisa Social Innovation and Organizational Learning (2007-2016) e membro do grupo de investigação Organization, Ethics and Social Sustainability.

Tem trabalhado, em termos de investigação, ensino e consultoria nos temas da inovação social, trabalho social, política social, economia social, empreendedorismo social, serviço social, empresa social, sociedade civil, capacitação e transformação do Estado-Providência.


Apoios e parcerias

Organização

Apoios e parcerias