Recursos

Apoio Pedagógico e Aconselhamento

A UC, através do Gabinete de Aconselhamento Psicopedagógico dos Serviços de Ação Social, desenvolve,
semestralmente, um programa de formação nas seguintes áreas: métodos de estudo; gestão do tempo;
apresentação de trabalhos em público; controlo e gestão da ansiedade. Na consulta de psicologia é dada
resposta específica aos pedidos individuais dos estudantes.

O Gabinete de Apoio ao Estudante com Necessidades Educativas Especiais (GNAEE) oferece um apoio
psicopedagógico e psicossocial específico a estes estudantes.

O Gabinete de Apoio ao Estudante, da FPCE, dá não só resposta aos estudantes desta faculdade como apoia
todos os outros e demais estruturas da UC, sempre que solicitado, particularmente nas seguintes áreas: apoio
psicológico e psicopedagógico, aconselhamento de carreira.

Participação dos/as estudantes na vida académica

A participação ativa dos docentes e estudantes é assegurada pela sua auscultação, quer através de questionários, quer através de reuniões periódicas. Os estudantes e docentes são ainda representados nos órgãos de governo da UC, nomeadamente Conselho Geral, Conselho de Gestão e Senado. Nas duas Unidades Orgânicas os docentes e estudantes integram os seguintes órgãos de Gestão: Assembleia da Faculdade e Conselho Pedagógico e, no caso da Faculdade de Economia o Coordenador integra ainda o Conselho Científico.

A AAC representa os estudantes da Universidade de Coimbra, que são automaticamente considerados seus sócios quando se encontrem inscritos nesta universidade. A AAC é dirigida pela Direcção Geral (DG), composta por estudantes, e eleita anualmente entre Novembro e Dezembro em eleições abertas a todos os sócios, tanto estudantes como os sócios seccionistas. À DG compete a administração da AAC bem como a representação política dos estudantes. À AAC estão associados núcleos de estudantes das diversas faculdades.

A AAC alberga uma série de secções culturais e desportivas. Entre as secções culturais pontificam, o Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) que realiza anualmente o Festival “Caminhos do Cinema Português”, a Rádio Universidade de Coimbra (RUC), a Secção de Jornalismo (que edita o jornal universitário “A Cabra”), a secção de fado, o Grupo de folclore e etnografia (GEFAC) e os grupos de teatro (TEUC e CITAC). As secções desportivas abrangem um vasto leque de desportos, tais como o hóquei em patins, futebol, andebol, basquetebol, rugby, canoagem, natação, voleibol, ténis, artes marciais e xadrez, entre outros. A “Académica” é assim o “clube” mais eclético do pais, uma vez que “pratica” o maior número de modalidades.

Na FPCE o NEPCESS promove a interligação com os órgãos de gestão salvaguardando os interesses dos estudantes e publica o jornal “O Claustro”. O Conselho Pedagógico da FPCE publica o Boletim – (IN)FORMApara integrar os estudantes na AAC.

Bilbiotecas

Os estudantes do MISIE tem acesso a um acervo bibliográfico muito rico e diversificado beneficiando da complementaridade das Bibliotecas da FEUC, da FPCE, do CES e de fundos documentais especializados (ICEQUAL e Fundo bibliográfico sobre ES da FEUC).

A biblioteca da FEUC possui duas salas de leitura, com capacidade total de 187 lugares, oferecem à consulta, em regime de livre acesso às estantes classificadas, um fundo documental especializado nas diferentes áreas de investigação e ensino da Faculdade de Economia. Para além dos serviços de consulta de presença e de empréstimo domiciliário, para o corpo docente da Faculdade, a Biblioteca promove o acesso à informação através do empréstimo interbibliotecas.

Está disponível para consulta presencial na FEUC, em sala dedicada o acervo documental dos projectos e documentação produzidos no âmbito da Iniciativa Comunitária EQUAL, em Portugal. Este acervo integra os recursos editados pelo gabinete EQUAL, bem como a documentação relativa aos produtos validados e aprovados para disseminação.

O CECES tem vindo a desenvolver um sector bibliográfico especializado em temas cooperativos e da economia social e solidária dentro da Biblioteca da FEUC. Possui um acervo variado, tendo em conta vários tipos de organizações do terceiro sector, partindo de diversas perspectivas disciplinares ou temáticas e diversas tradições teóricas.

No CES a Biblioteca Norte/Sul pretende criar um acervo bibliográfico – prioritariamente mas não exclusivamente constituído por monografias e publicações periódicas – resultante da produção científica realizada nos países do hemisfério Sul (o chamado “terceiro mundo”) na área das ciências sociais e humanas, a qual, em geral, é pouco conhecida nos países do Norte.

Mobilidade

A UC criou uma rede interna coordenada pela Divisão de Relações Internacionais (DRI) com o objetivo de
promover uma mobilidade de qualidade respeitando escrupulosamente as regras do ECTS. Em todas as
unidades orgânicas/ departamentos existem coordenadores que se ocupam fundamentalmente do contrato de
estudos e do reconhecimento dos créditos obtidos. A DRI promove a mobilidade através de sessões de informação nas unidades orgânicas e através da sua página em linha que mantem permanentemente atualizada.

Em complemento com os programas de mobilidade da UC e das iniciativas da Divisão de Relações internacionais, a FEUC dispõe de um serviço de Relações Internacionais que promove programas de mobilidade de estudantes mais adaptados aos cursos que oferece, bem como o reconhecimento mútuo dos créditos.

A integração de estudantes estrangeiros é apoiada pela Divisão de Relações Internacionais.

Emprego e Empreendedorismo

A Divisão de Planeamento e Inserção Profissional (DPIP) permite dar resposta às suas necessidades no aconselhamento sobre possibilidades de emprego.

A UC através da DITS e da DPIP, desenvolve um conjunto de iniciativas e actividades visando a: Promoção do
empreendedorismo e da empregabilidade, com o envolvimento direto em conferências, cursos de empreendedorismo, práticas de desenvolvimento das Soft skills, concursos de ideias e planos de negócio, financiamento de start-ups e spin-offs universitárias; Promoção da 1.ª experiência em contexto de trabalho através do programa de estágios não curriculares;

Investigação

Os docentes do MISIE estão inseridos nos seguintes centros de investigação:

IPCDVS é uma Unidade I&D sediadas na FPCE e financiadas pela FCT, com diversos projetos em execução, que
promovem a colaboração interinstitucional com centros nacionais e internacionais, possuindo 4 linhas de inv.
(áreas da psicologia cognitiva,da saúde, do aconselhamento e da educação) obtido a classificação de Bom na
última avaliação plurianual (2007). Alguns dos docentes deste CE estão inseridos em linhas de investigação desta UID, nomeadamente na linha “Psychosocial Transitions in Developmental and Multicultural Systems: The quest for quality”.

A FPCE-UC publica 2 revistas: Psychologica e Revista Portuguesa de Pedagogia.

O Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra é um Laboratório Associado do MCE, desde 2002, vocacionado para a investigação e formação avançada nas diversas áreas das ciências sociais e humanas. Conta hoje com 121 investigadores, 48 investigadores associados e 64 investigadores juniores. Os projetos de investigação, as redes científicas internacionais e os programas de doutoramento em que os investigadores do CES têm estado envolvidos na última década, dão conta do dinamismo da instituição, que viu, em 1997, em 1999, e, mais recentemente, em inícios do 2005 e 2010, os seus méritos científicos reconhecidos ao ser classificado de Excelente. Encontra-se estruturado em quatro núcleos de investigação, Cidades, Culturas e Arquitetura (CCArq), Ciência Economia e Sociedade (NECES), Cidadania, Democracia e Direito (DECIDe), Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz (NUHMEP), Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades (POSTRADE). No âmbito deste último existe também o ECOSOL (Grupo de Estudos para a Economia Solidária).

O CES Publica a Revista Crítica de Ciências Sociais, a revista eletrónica (e-cadernos), documentos de trabalho (Oficina) e coleções de livros diversos.

O Centro de Estudos Cooperativos e da Economia Social da FEUC é um centro de estudos que visa o estudo e da economia social nas suas vertentes cooperativa, mutualista e solidária, articulando nas suas actividades uma abordagem académica e profissional. Integram-no investigadores, docentes da FEUC, provenientes de áreas científicas como: direito, economia, sociologia, gestão, contabilidade e psicologia.

Refere-se ainda a colaboração directa destes docentes com outras unidades de investigação designadamente com o Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa (CesNova; Unidade de I&D, Classificada com Muito Bom) na linha, Políticas Públicas e Responsabilidade Social.

Relação com a comunidade

A forte relação que o CE possui com a comunidade, resultante da sua componente de aprendizagem ao longo da vida e do potencial de troca de experiências profissionais dos estudantes nos diversos contextos do mestrado é reforçado com convites a pessoas e entidades para participarem em atividades do MISIE. Assinale-se, por exemplo, a colaboração com o Instituto Pedro Nunes, na pessoa do Dr. Carlos Cerqueira, o qual participa em uma das unidades curriculares do Mestrado.

No âmbito de eventos e aulas o MISIE teve já a presença de organizações como: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, GLOCAL – Empresas locais com orientação global, CASES, Município de Santa Maria da Feira, IEFP – Centro de Emprego de Coimbra, Instituto do Empreendedorismo Social, ACIDI, TESE, AGRICABAZ e Jovens para a Paz, Associação Reviravolta (Comércio Justo), Terra Preservada, ADSCVC de Meruge, IPSS – Centro Social Infantil de Aguada de Baixo, ANDC – Associação Nacional de Direito ao Crédito, Bolsa de Valores Sociais, Terra Preservada, Critical Software, Galeria Santa Clara, APPACDM, Clube dos Empresários de Coimbra, BlueWorks, Cerâmica Antiga de Coimbra, Associação Existências, Centro de Acolhimento João Paulo II, Divisão de Inovação e Transferências do Saber, Rede Social de Coimbra, Centro de Assistência Paroquial da Pampilhosa…

Além disso, o MISIE tem ao seu dispor os recursos da UC, da FEUC e da FPCE.

A FPCE aprovou a 12 de Dezembro de 2009 o regulamento do Centro de Serviços de Prestação à Comunidade uma estrutura que pretende potenciar a articulação entre a comunidade académica e a sociedade civil, prestando serviços de excelência específicos da produção científica e tecnológica da Faculdade, designadamente: Investigação externamente solicitada; Formação não Graduada; Consultadoria; Consultas de Psicologia.

O Observatório da Cidadania e Intervenção Social (OCIS) da FPCE constitui-se como um recurso pedagógico e uma estrutura, multidisciplinar e inter-universitária, de activação da cidadania e de investigação nos domínios da intervenção social e das políticas e problemáticas sociais; O Programa de Voluntariado Universitário da FPCE-UC que visa constituir-se como uma plataforma de agregação de diversas iniciativas de voluntariado já existentes na FPCE-UC.

APEU-FEUC – Associação para a extensão universitária, aposta na formação e qualificação das pessoas, incentivando o seu desenvolvimento pessoal e organizacional, que pretende continuadamente melhorar a sua resposta às
necessidades formativas dos participantes.

Na FEUC, o Centro de Estudos Cooperativos e da Economia Social promove anualmente uma Pós Graduação em Economia Social – Cooperativismo, Mutualismo e Solidariedade visando suscitar conhecimentos que permitam uma familiaridade maior com os problemas que os protagonistas destas organizações vivem no seu dia a dia, para que possam ser assim ajudados a pilotá-las através das conjunturas socioeconómicas que atravessem.

O CES oferece anualmente vários cursos de formação avançada organizados a partir dos interesses e resultados de investigação dos seus vários núcleos e observatórios.

Na FEUC ISFEUC – A Incubadora Social Académica, é uma iniciativa dos estudantes que promove acções de interacção entre a comunidade e o espaço académico, disponibilizando o conhecimento, o ensino e a pesquisa no fortalecimento das organizações sociais de Coimbra.

Relações académicas internacionais

Docentes do CE da FPCE, colaboraram com a Universidade de Linz, Austria ao nível das Conferências Internacionais SOCIAL ENTREPRENEURSHIP PERSPECTIVES. Desta, resulta a colaboração com o Journal of Social Entrepreneurship Perspectives disponível online http://www.acrn.eu/journals/joep012012/. Todos os anos desde o Verão de 2011, docentes e discentes do Ciclo de Estudos são convidados para participarem na “Spring School of Social Entrepreneurship” da Universidade de Linz. A coordenadora por parte da FPCE participa no MACESS, da Zuyd Hogeeschool de Masstricht na semana internacional dedicada aos projectos de intervenção e desenvolvimento social onde lecciona uma das unidades curriculares. A informação encontra-se disponível no site http://www.macess.nl.

Docentes da FEUC tem vindo a colaborar nas iniciativas promovidas e desenvolvidas pela rede europeia EMES, composta por instituições e indivíduos que têm trabalho na área dos terceiro setor, empresas sociais e empreendedorismo social. No âmbito desta rede de referência europeia desenvolve trabalho de investigação, educação e disseminação. Os docentes têm participado em candidaturas conjuntas a projetos de investigação e nas Conferências Internacionais bi-anuais.

Através destes docentes o MISIE têm participado no Forum on Education and Training on Social Enterprise/Social Entrepreneurship. O FETSE é uma rede de investigadores/as e instituições envolvidas na educação e na formação no âmbito do empreendedorismo social e das empresa sociais que tem vindo a ser dinamizado pela rede EMES, tendo tido o seu primeiro encontro na 3ª Conferência Internacional da EMEs, em Roskilde, em 2011.

Docentes da FEUC têm colaborado nas redes internacionais de investigação sobre economia social e solidária em contacto próximo com membros da RILESS – Rede de Investigadores LatinoAmericanos da Economia Social e Solidária, em parcerias e projetos envolvendo universidades como a UNISINOS e dos quais resultaram projetos de investigação, eventos  e publicações conjuntas (Dicionário da Outra Economia)

Deixe um comentário