Seminário: Ecossistemas de Inovação Social – teoria, política e prática

9 de Dezembro, Anfiteatro 3.1, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Ainda que as práticas de inovação social sejam tão antigas quanto as iniciativas da sociedade para melhoria das condições de existência humana, sobretudo a partir do século XX, as políticas e a investigação sistemáticas sobre a inovação social são mais recentes, do século XXI.

Portugal posicionou-se como pioneiro na implementação de políticas de promoção de inovação social, mais notavelmente através da iniciativa Portugal – Inovação Social, criada em 2014, no âmbito do Acordo de Parceria Portugal 2020 assinado com a Comissão Europeia.

Nas práticas multiplicaram-se as iniciativas de inovação social em velhas e novas organizações da economia social, organismos públicos e, mesmo, em organizações lucrativas, pela mão de empreendedores/as sociais, institucionais e políticos.

Hoje, interessa-nos fazer o balanço do que tem sido as práticas, as políticas e a investigação sobre a inovação social em Portugal na Europa, mas, também, olhar para o futuro e perceber as tendências.

Neste Seminário pretendemos conversar sobre a iniciativa Portugal – Inovação Social e o seu futuro na nova Agenda para o Impacto 2030.

Interessa-nos compreender o significado e implicações de olhar para os ecossistemas de inovação social, e não apenas para as práticas individuais e organizacionais.

Através de um caso exemplar, prestaremos atenção ao modo como as práticas têm evoluído e têm interagido com as políticas de inovação social e os com os seus próprios ecossistemas.

Mais informações: https://mestradoisie.wordpress.com/conferencias/seminario-ecossistemas-de-inovacao-social-teoria-politica-e-pratica/

Deixe um comentário