Colaboração com a Pós-Graduação em Economia Social

No âmbito do Ciclo de Experiências Vivas da Pós-Graduação em Economia Social, da FEUC, coordenado palas Profa. Doutora Teresa Carla Oliveira, e da unidade curricular Gestão de Organizações e Empresas Sociais, do MISIE, coordenada pela Prof. Doutora Helena Reis, decorreu, no dia 14 de abril, na FEUC, a apresentação e discussão de dois casos de inovação social.

Esta sessão foi seguida de uma conversa entre Mércia Britto e as/os estudantes sobre questões de comunicação e fund raising.

Cinema Nosso, apresentado por Mércia Britto

É uma instituição sociocultural que trabalha para proporcionar experiências de tecnologia e inclusão para a produção de narrativas juvenis, fomentando a cadeia produtiva do audiovisual no Rio de Janeiro. Tendo como missão a “– Ampliar o universo estético e cultural através da formação audiovisual com inovação e novas tecnologias gerando impacto social”, o Cinema Nosso é reconhecido como uma das maiores escolas populares de audiovisual na América Latina, tendo mais de 5000 jovens formados.

https://cinemanosso.org.br/

Causa – Unidos por uma casa, apresentado por Afonso Almeida Fernandes

A CAuSA é uma associação de arquitetos, designers e gestores Nasceu com os incêndios de Outubro de 2017 e pretende levar a arquitectura aos mais desfavorecidos.

Os seus projetos apoiam as vítimas dos incêndios para lhes permitir retomar a atividade económica. O Anexo Agrícola oferece a cada agricultor a reconstrução do sítio de apoio à Horta, maioritariamente feito de madeira ardida, sendo esta madeira reaproveitada, comprada e trabalhada em serrações locais. A Horta não só proporciona parte do sustento, como permite participar na implementação de uma rede de fornecedores de bens alimentares, enquadrados no âmbito da Agricultura Familiar, de modo a poderem obter rendimento da sua atividade.

Em parceria com a Just a Change também realizam projetos de reabilitação de casas com escassas condições de habitabilidade.

https://www.associacaocausa.pt/sobre-nos

Deixe um comentário